Crista de Galo
-
Nome Comum
Eritrina-crista-de-galo, mulungu, mulungum, samaúva, samauveira, corticeira, corticeira-do-banhado, corticeira-do-brejo, crista-de-galo, mulungum sananduva, marrequinha, corticeira-bico-de-papagaio, flor-de-coral, marrequeira, maçã-de-cobra, patinha, Sananduva, suinã, e no exterior, seibo, na Argentina, e ceibo no Paraguai e no Uruguai.
-
Distribuição
Planta nativa da América do Sul, ocorre de forma natural no norte e no nordeste da Argentina, na Bolívia, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, essa espécie ocorre desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, principalmente as formações de Floresta Estacional Decidual (Floresta Tropical Caducifólia), Floresta Estacional Semidecidual (Floresta Tropical Subcaducifólia), na Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), e na Vegetação com Influência Marinha (Restinga).
-
Usos
A madeira da corticeira-do-banhado não tem uso industrial, contudo, é própria para confecção de boias, flutuadores de redes de pescar, salva-vidas, canoas, jangadas, cepos para tamancos, gamelas, cochos, esculturas, molduras e colmeias. Também é usada ainda na fabricação de aparelhos ortopédicos e na armação de moldes, mas para lenha é considerada imprestável.
-
Ficha Técnica
Nome científico: Erythrina crista-galli L.
Família botânica: Fabaceae
Origem: Nativa da América do Sul
Floração: Outubro-Dezembro
Frutificação: Março-Abril
Conservação
Localização
Outras espécies