Farinha Seca
-
Nome Comum
Fava-amarela, Angico-branco, Mulateira, Frango-assado, Angico-pururuca, Canela-de-corvo, Coxa-de-frango, Farinha-seca-de-mico, Mangado-mato, Pé-de-frango. Na Argentina, Anchico blanco; Bolívia, jebió; Colômbia, guacamayo; Granada (caribe), Wild tamarind; Panamá, Tantacayo; Paraguai, Angico blanco e Yvirá ju; Peru, Paspaco blanco; Venezuela, Hueso de pescado.
-
Distribuição
Planta nativa da América do Sul, ocorre de forma natural no nordeste da Argentina, na Bolívia, na Colômbia, em Granada, no Caribe, em Honduras; no México, no Panamá, no leste do Paraguai, no Peru, em Trindade e Tobago e na Venezuela. No Brasil, essa espécie ocorre desde o Amazonas até o Peru. Considerada espécie pioneira a secundária inicial ou secundária tardia, pois é encontrada frequentemente colonizando pastagens, nesse caso, muitas vezes, é consequência de regeneração por brotação de raízes. Em florestas maduras não consegue regenerar sob a sombra do dossel.
-
Usos
Ela produz madeira sem valor comercial relevante, utilizada principalmente para caixotaria e tabuado. O uso paisagístico ocorre em função da árvore adulta ser bastante elegante, podendo ser empregada na arborização de praças públicas e de grandes jardins. Também pode haver seu plantio com finalidade ambiental, uma vez que essa espécie é recomendada para florestamentos protetivos, em consorciação com outras espécies nativas.
-
Ficha Técnica
Nome científico: Albizia niopoides (Spruce ex Benth.) Burkart
Família botânica: Fabaceae
Origem: Nativa da América do Sul
Floração: Setembro- Outubro
Frutificação: Dezembro-Janeiro
Conservação
Localização
Outras espécies